Como a Cumbuca organizou seu RH com flexibilidade e automação

A startup implementou processos eficientes de People e que são adequados para sua cultura, tamanho e necessidades
9/1/2024

Qual problema a Cumbuca tinha?

No começo da Cumbuca, a área de People ainda não estava estruturada e não tinham sistemas específicos para RH. Os processos que já existiam estavam distribuídos em planilhas e no Notion.

Os processos manuais consumiam tempo e Fernanda Bernardo, Head de Pessoas da startup, tinha que apagar incêndios com frequência.

Em determinado momento, ela percebeu que essa situação não seria sustentável e muito menos escalável. Então era o momento ideal para contratar um sistema, para que desde o início tudo já estivesse estruturado.

Quando começou a avaliar alternativas, ela percebeu que havia muitos softwares disponíveis.

"O principal problema que eu vejo com os softwares de RH é que tem muitos e cada um resolve apenas uma parte do problema. Uma opção é você fechar vários e ter um gasto bem alto, o que não é compatível com o cenário de startup que a gente vive. Ou você fecha um que vai ser meio rígido e você vai ter que seguir as regras que o sistema tem” - Fernanda

Na Cumbuca, Fernanda não queria ter que se engessar e modelar a um sistema. Ela queria deixar os processos diferentes, leves e adequados para a cultura, tamanho e necessidades da startup.

A Solução  

A Cumbuca centralizou vários processos na Zazos, como gestão de informações de colaboradores, avaliações de desempenho, PDI, pesquisas, ATS, onboarding, gestão de férias e benefícios.

A adoção à Zazos não se limitou apenas à People. Processos de compliance e financeiros como reembolsos e pagamentos também foram transferidos para lá.

A integração com ferramentas como o Slack também trouxe benefícios significativos em termos de comunicação e recados. Fernanda também pôde automatizar os processos sem restrições, como aprovações de pedidos de férias.

"A Zazos trouxe um lugar só em que eu não preciso ficar enchendo as pessoas da Cumbuca com vários sistemas para acessar e flexibilidade para poder ter um processo do jeito que eu quero.”

Processo Destaque Dentro da Zazos

O maior processo na Zazos é o de Avaliação de Desempenho. Fernanda otimizou a AvD de ponta a ponta, desde a escolha de pares para a avaliação 360, aprovação dos pares, criação das respostas, construção de PDI e automação de notificações. Fernanda não precisa mais, por exemplo, cobrar cada pessoa um-a-um para responder uma avaliação dentro do prazo.

“Se esse processo fosse feito na mão daria um mega trabalho.”

Impacto e Resultados

Com a Zazos, a Cumbuca centralizou vários processos de gestão de pessoas e trouxe mais eficiência para sua operação e engajamento dos colaboradores. Inclusive, agora os próprios colaboradores pedem para processos serem centralizados na Zazos.

Fundada em 2021, a Cumbuca revolucionou a maneira como as despesas e gastos são divididos e compartilhados, oferecendo uma solução simples e eficaz. O app Cumbuca permite compartilhamento de saldos e despesas com total transparência e visibilidade para todas as partes envolvidas, suportando qualquer pagamento por Pix, Boleto e, em breve, cartão. A startup, fundada por Daniel Ruhman, captou mais de 4 milhões de dólares com investidores de destaque como Y Combinator e Lightspeed Venture Partners. Ela também é uma instituição de pagamento regulada pelo Banco Central.
Empresa:
Cumbuca
Colaboradores:
https://www.cumbuca.com/
Seed
< 50
Site:
Rodada:
Fernanda Bernardo
Head of People

Fernanda Bernardo é Head of People and Culture na Cumbuca e faz parte do Time Fundador, como sócia. Ela se formou em Sistemas de Informação na USP, foi desenvolvedora de software por 7 anos e antes de chegar em People, fez uma transição de carreira para Tech Community Manager.

Ao longo do tempo, Fernanda percebeu o quanto ela gostava de relacionamentos interpessoais e queria um trabalho que pudesse unir gente, tecnologia e comunicação. Como Head of People na Cumbuca, ela conseguiu juntar tudo isso.

O principal desafio de Fernanda é trazer tecnologia para a área. Ela quer fugir das burocracias, usar dados e automatizar e iterar processos, como as startups fazem, dentro do universo do RH, sem esquecer de cuidar genuinamente das pessoas.

https://www.linkedin.com/in/fernandabernardo/
Zazos
linkedin logo

Centralize sua a gestão de pessoas com a Zazos