A Z1 é uma fintech voltada para a geração Z e conta com um time de mais de 100 pessoas colaboradoras com uma cultura muito forte, e um dos pilares centrais da cultura da Z1 é Diversidade, Inclusão e Equidade. E é nesse pilar que a ferramenta de gestão engessada que a Z1 utilizava antes esbarrava.
É importante destacar que a empresa prioriza pessoas de grupos minorizados no processo seletivo e tem um time composto por mais de 6% de pessoas transgêneras, mais de 50% de mulheres e 50% de pessoas pardas e pretas.
Além disso, a Z1 oferece benefícios exclusivos para pessoas minorizadas e conta com um Comitê de Diversidade super engajado no letramento da equipe para construção de um ambiente seguro e acolhedor para todas as pessoas.
E para a construção desse espaço seguro e acolhedor, a forma que a empresa se comunica com o time é peça fundamental. Respeitar o nome social, pronomes e utilizar linguagem neutra são formas de evitar constrangimento e perpetuar sofrimento. E é justamente nesse ponto que o RH da Z1 sofria.
A importância do uso da linguagem inclusiva na empresa para a Z1
A plataforma que a Z1 utilizava para fazer a gestão de alguns processos de RH não permitia a personalização da comunicação e utilizava toda a linguagem no masculino.
Para uma startup que faz o máximo para construir um ambiente seguro para todas as pessoas colaboradoras, usar uma comunicação não inclusiva em canais oficiais do RH era algo que não dava mais para tolerar.
Por conta dessa experiência negativa com a plataforma engessada, uma das primeiras perguntas que a Z1 fez durante a negociação com a Zazos foi se haveria flexibilidade para editar a forma de comunicação e se adequar à cultura da empresa, para que assim todas as pessoas colaboradoras se sentissem contempladas e não mais excluídas como anteriormente.
Como a Zazos é extremamente flexível e personalizável, ficou claro para a Z1 que essa dor eles não sentiriam mais.
E hoje, além de facilitar a vida do time de RH centralizando todos os processos em um só lugar, a Zazos possibilita que a Z1 esteja alinhada com seu pilar de Diversidade, Inclusão e Equidade em todas as comunicações do time.
Com a Zazos, o RH da Z1 pode utilizar a linguagem inclusiva em todas as notificações e na área de trabalho da pessoa colaboradora.
Além disso, a Z1 consegue garantir que as pessoas colaboradoras trans que não fizeram alteração de documento de registro sejam sempre referidas pelo nome social em pesquisas, organograma, avaliação de desempenho, etc.
Para a Zazos, é extremamente gratificante saber que hoje a Z1 tem, entre outros, o superpoder de usar a linguagem inclusiva em todos os processos automatizados do RH graças à flexibilidade da plataforma.
E você, como anda sua relação com a sua plataforma de gestão de pessoas?
Sabemos que, muitas vezes, é possível nos sentirmos presos a algumas plataformas de gestão de pessoas mesmo quando a plataforma é engessada e exige retrabalho. Seja porque o time está habituado ou porque as dezenas de planilhas paralelas complementam os processos que elas não dão conta.
Mas, assim como a Z1, sua empresa não precisa conviver com o desconforto e pode ter uma plataforma de gestão de pessoas que atenda às suas necessidades e possibilita ter a jornada completa do colaborador em uma só plataforma - e o melhor, com a cara da sua empresa!
Se você estiver aberto a conhecer como a Zazos pode revolucionar a gestão de pessoas da sua empresa, agende uma demo com o nosso time. Teremos o prazer de te apresentar os superpoderes que o seu RH pode ter com essa parceria!
Fernanda Braganholle
Fernanda originalmente não era de People. Ela se formou em Farmácia na UNESP e teve jornadas na P&G e Bayer. Mas, depois de um sabático e grandes reflexões, ela percebeu que o que fazia os olhos dela brilharem era como potencializar pessoas em uma organização.
Fernanda depois passou pela área de People em algumas das startups e empresas de maior sucesso no Brasil como Loggi, Arco e Nubank.
Hoje ela consegue trazer um olhar único como Gestora de Pessoas e Cultura na Z1.