Workshop: Inteligência Artificial no RH
A implementação da Inteligência Artificial (IA) na área de Recursos Humanos (RH) vem, cada vez mais, gerando impacto nas empresas. A IA pode estar presente em todos os subsistemas do RH, possibilitando desde a economia de tempo em tarefas operacionais até uma tomada de decisão baseada em dados inteligentes.
Manter-se antenado em como a IA pode ser uma aliada do RH é extremamente importante para líderes da área.
Em junho de 2023, uma pesquisa realizada pela Gartner indicou que 52% dos líderes de RH participantes afirmaram estar explorando casos de uso e oportunidades relacionadas à IA generativa para serem aplicadas em seus times.
A urgência é outro ponto importante, dado que 76% desse mesmo público acreditam que, se sua organização não adotar e implementar soluções de IA nos próximos 12 a 24 meses, ficará para trás em termos de sucesso organizacional em comparação com aquelas que implementaram IA em suas rotinas.
Sabendo da importância desse tema para impulsionar a eficiência dos times de Recursos Humanos, organizamos neste artigo informações essenciais para que você e o seu time se mantenham bem informados a respeito, com enfoque em IA em Recrutamento e Seleção e IA em Treinamento e Desenvolvimento.
A aplicação da IA em Recrutamento e Seleção
A Inteligência Artificial pode otimizar o tempo de times de R&S em diversas etapas do processo. Desde a criação de perfis de vagas com o auxílio do ChatGPT até a predição do potencial sucesso de um candidato dentro da organização com base em dados inteligentes.
Hoje a triagem de currículos pode ser feita de maneira 100% automatizada com a ajuda da IA nas plataformas de Applicant Tracking System (ATS), economizando muito tempo de trabalho dos recrutadores e acelerando o processo de fechamento de vagas.
Além da economia de tempo no processo, a IA caminha para uma pré-seleção mais justa, mitigando vieses quando o algoritmo é configurado para selecionar de maneira objetiva, com base nos critérios relevantes para o cargo, sem discriminar os candidatos por gênero, raça e idade, por exemplo.
Mas vale destacar que esse ponto ainda é um pouco sensível, visto que a IA aprende com dados gerados por humanos e pode aprender, a partir deles, a reproduzir preconceitos - como no emblemático caso da Amazon.
Em 2015, quando a empresa estava desenvolvendo uma ferramenta para ser usada na seleção de novos funcionários, o time notou que o algoritmo penalizava mulheres, pois ele havia identificado um padrão de contratação predominantemente masculino na amostra de dados em que foi treinado e reproduzia o parâmetro.
Apesar dos desafios, o uso da IA nas etapas iniciais dos Processos Seletivos (PS) já está bem difundido.
Há uma outra tendência que vale a pena manter no radar: Automated Video Interviews (AVIs) com análise de IA.
Basicamente, a AVI é uma entrevista de vídeo onde o candidato responde às perguntas feitas por um robô e é avaliado pela IA com base nos critérios definidos previamente. Essa avaliação gera um relatório — que pode ou não ser revisado por um humano — indicando se o candidato deve ou não avançar no PS.
A plataforma de criação de currículos Resume Builder fez uma pesquisa em junho de 2023 ouvindo mil pessoas envolvidas em processos de contratação e indicou que 43% das empresas participantes já realizam ou têm planos para realizar entrevistas por Inteligência Artificial em 2024.
HireVue, Interviewer.AI e Sapia.Ai são alguns exemplos de empresas que oferecem o serviço - e há muitas outras já operando e mais surgindo.
Na etapa de contratação e onboarding a IA também pode trazer economia de tempo para o time de RH, automatizando tarefas como solicitação de documentação, coleta de dados bancários, envio de e-mail de boas-vindas, passar instruções sobre setup de equipamentos e atribuir tarefas e treinamentos.
Ou seja, a IA está, e estará cada vez mais, presente em Recrutamento e Seleção de ponta a ponta
IA no Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Times de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) também vem colhendo os frutos do uso da IA em suas rotinas.
Hoje, a IA já pode ser utilizada para otimizar o processo de aprendizagem dos colaboradores. Inicialmente, diagnosticando os gaps de cada pessoa e, na sequência, sugerindo trilhas personalizadas para cobrir as defasagens apontadas. Podendo contar, inclusive, com tutoria de chatbots muito bem treinados para tirar eventuais dúvidas em tempo real.
Equipes responsáveis pela criação e distribuição dos treinamentos também conseguem otimizar a rotina com a IA.
Podemos pensar, por exemplo, que um treinamento produzido pela matriz de uma empresa localizada na França pode ser rapidamente traduzido para os idiomas das filiais não francófonas com a ajuda da IA.
Nesse caso, mesmo requerendo revisão da equipe de tradução antes da distribuição, essa abordagem pode economizar meses de trabalho, permitindo que o conhecimento alcance todas as equipes da empresa em um tempo significativamente mais curto.
Há também a possibilidade da conversão de conteúdos de texto em vídeos, criação de questionários personalizados, etc. Muitos negócios estão surgindo para atender essa demanda, como a empresa sul-coreana DeepBrain e a brasileira InnerAI.
Uma outra tendência de uso muito interessante: Virtual Reality (VR) e Augmented Reality (AR) associado a IA em T&D.
VR e AR são tecnologias imersivas e, aplicadas ao T&D, permitem que os colaboradores naveguem por cenários que simulam o mundo real e possam ser treinados em um ambiente seguro e controlado.
O uso dessas tecnologias na área não é novidade, mas a associação com IA vem tornando a experiência ainda mais enriquecedora e os resultados cada vez mais promissores.
A combinação entre o método imersivo e a Inteligência Artificial, além de gerar engajamento e melhorar a experiência do colaborador, pode garantir boas análises das sessões.
Podendo gerar insights valiosos sobre o desempenho dos colaboradores e áreas para melhoria e pontos de atenção. Por exemplo, pode listar colaboradores que precisam melhorar a comunicação ou trabalho em equipe.
Essa é uma importante tendência no setor confirmada por uma pesquisa organizada pela Association for Talent Development (ATD).
A pesquisa, que foi realizada com profissionais de T&D de 292 empresas de 46 países, aponta que 16% dos respondentes já utilizam VR associada a IA nos treinamentos e 41% planejam implementar a tecnologia nos próximos 24 meses.
De fato, há muito espaço para o uso da IA em Treinamento e Desenvolvimento, mas uma das principais limitações, ainda segundo essa pesquisa, é a falta de conhecimento de como implementar a Inteligência Artificial nos processos — o que sugere, então, que há demanda para profissionais capacitados na aplicação de IA no T&D.
Aprendendo mais sobre as aplicações de Inteligência Artificial no RH
Os usos da Inteligência Artificial compartilhados no artigo são apenas um recorte das diversas possibilidades de aplicação da IA na otimização dos processos de Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento. Há muito espaço para explorar e desenvolver facilidades para o RH.
Se você tem interesse em saber mais sobre esse tema, temos um convite para te fazer!
Faremos um Workshop voltado para profissionais de Recursos Humanos no dia 29/01 no qual o Especialista em Inovação e Tecnologia em RH, Marcelo Nóbrega, e Raiane Sampaio, People Innovation Manager no Ifood, farão uma discussão sobre a aplicação da Inteligência Artificial no RH.
O evento é gratuito e será mediado por Alexandre Maluli, Co-Founder e Co-CEO da Zazos. Para participar, faça sua inscrição aqui.
Ainda não conhece a Zazos?
A Zazos é uma plataforma de no-code que nasceu para dar superpoderes ao time de RH.
Mas como? Na plataforma, o RH consegue centralizar todos os processos de gestão de pessoas, podendo desenvolver soluções e automações que fazem sentido para sua empresa sem precisar escrever nenhuma linha de código.
Os clientes da Zazos têm autonomia e flexibilidade para personalizar a plataforma para atender às necessidades específicas de suas empresas — bem diferente das plataformas engessadas que o RH conhece bem.
Você pode descobrir como alguns dos nossos clientes estão aproveitando os superpoderes com a Zazos nos artigos abaixo:
Como a Stark Bank aumentou produtividade e engajamento do time com a Zazos
Como a Cumbuca organizou seu RH com flexibilidade e automação
Se quiser saber mais sobre a plataforma, agende um papo com a nossa equipe! Teremos o prazer de te mostrar algumas das infinitas possibilidades de otimizar o RH da sua empresa com nossa tecnologia.